sexta-feira, 14 de maio de 2010

A polêmica do Alpino Fast


Por Julia Tatto

Estava no Mackenzie quando a Bru e a Dri chegaram com uma bebida nova: Alpino Fast da Nestlé. Nunca gostei de achocolatados, ainda mais gelados como o Toddynho, mais resolvi experimentar, gostei!
Dias depois encontro uma blogosfera indignada a respeito de uma noticia: Alpino Fast não contém, vejam só, Alpino. Não demorou muito para o babado do #alpinofast chegar aos Trending Topics do Twitter, só se falava nisso. Mais tarde o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), o Ministério Público e o PROCON foram acionados. Resultado, três órgãos de defesa do consumidor investigando o caso e a Nestlé pode ser multada em até R$ 11,5 milhões.
Segundo o Código Defeso do Consumidor, no Artigo 31 os produtos devem apresentar informações claras, precisas, e ostensivas em sua embalagem, a respeito de suas características. Por esse motivo a Nestlé modificou a embalagem, colocando uma afirmação, pequena, com os seguintes dizeres: "Este produto não contém Alpino". Mesmo assim a alteração não foi suficiente para que o julgamento fosse cancelado.
Quase 100 mil acessos e 354 comentários no blog "Coma com os Olhos" que foi o primeiro a tratar sobre o assunto. Por um lado achei um absurdo esse alarde todo, a bebida é boa, quem gostou continuará comprando, quem não gostou não comprará, se contém ou não Alpino não importa. Fora isso, acredito que existam casos muito piores de corrupção e enganação que a população não esta nem aí.

Mesmo assim foi achei significante o ocorrido para alertar as empresas da importância das informações corretas nas embalagens, e mostrar que o consumidor não é tão bobinho quanto parece.

Outro dia estava eu no Mackenzie novamente quando resolvi comer um chocolate Lancy, aquele feito à base de wafer e com três bombons recheados com creme de chocolate e avelã. Quando leio a embalagem descubro que o chocolate não contém avelã, mas aroma similar, ou algo do tipo. Me senti enganada. O que fazer então? Entrar com um processo para que a informação apareça mais clara na embalagem, e correr o risco da empresa retirar o produto do mercado, ou continuar comendo um dos meus chocolates preferidos e fingir que nada aconteceu?

Até me decidir a respeito continuarei bebendo Alpino Fast, comendo Lancy e hambúrgueres do Mac Donalds, se contém minhoca ou não, não importa, é bom e eu gosto.

Um comentário:

  1. A Nestlé deveria para de vender essa bebida. É simplesmente horrível. Tanto esse quanto o nescal Fast. Não vou nem experimentar o Neston, que deve ser pior. A bebida é grossa e esquisita. Dá vontade de diluir no leite e por açucar. Não consegui tomar, sei pro meu irmão que também não gostou e joguei fora. Nenhuma bebida de leite e chocolate é melhor que o Toddynho. A Nestlé tenta, tenta e tenta, mas ainda não conseguiu.

    Agora com essa história de não conter "alpino" é um absurdo. O nome é pra vender mais e usar uma marca consolidada no mercado pra um produto ruim.Essa é a minha opnião.

    ResponderExcluir