quinta-feira, 27 de maio de 2010

Chocolate: o ingrediente invadiu as telonas!


Por Letícia Mariane S. Paiva

Hoje vou falar de uma paixão nacional. Não. Internacional. Na verdade, ele é praticamente uma unanimidade. Na páscoa ele vira a atração principal. Esta em posições de destaque em todas as lojas de alimentos. De crianças a adultos todos o desejam. Não importa idade, sexo, raça, nacionalidade, enfim, o chocolate conquista a todos por onde passa. Não existe uma pessoa que, estando de frente com ele tenha resistido ao seu encanto.

Eu, com toda certeza, sou uma daquelas que não resiste a um “chocolatinho”. Na verdade não hesito um instante sequer frente a um. Os chocolates estão por toda parte: bolo de chocolate, chocolate quente, ovo de chocolate, chocolate em tablete, ao leite, branco, amargo, com amendoim, com amêndoas, com avelã, em diferentes doces, em bolachas, brigadeiro, é o personagem principal de diversos pratos pelo mundo, atração central de festas, entre inúmeras outras formas que podemos encontrar essa delicia por aí. Mas, de uns tempos pra cá esta delícia gastronômica invadiu as telonas.

O chocolate tem sido tema central de diversos livros famosos e suas versões cinematográficas. Aliás, ver filmes é também uma paixão quase unânime. Quando essas duas delícias se unem então...

No filme Chocolate, dirigido por Lasse Hallström, acontece exatamente isso. Com um enredo ambientado na França da década de 60, Hallström mostra o chocolate, e todas as suas formas, como atração principal. O longa foi estrelado por Johnny Depp e Juliette Binoche, em 2000, e retrata de maneira leve e simples, o inverno em que Vianne Rocher (Juliette Binoche) e sua filha, chegam ao lugarejo, onde montaram uma “chocolaterie”, e foram com restrições, por tentarem, de alguma forma, romper certos conceitos enraizados na população inerte. De modo geral, o filme centraliza o universo das relações humanas, entretanto o ambiente criado na “chocolaterie”, a aparência dos chocolates confeccionados por Vianne, e a magnitude com que ela faz, quase permitem que o inebriante aroma deste ingrediente exale das imagens do filme, tornando-o uma tentação irresistível.

Mas este é apenas um exemplo entre tantos livros e filmes nos quais o chocolate é a estrela principal. Mas vale a pena conferir essa delicia de filme e ver o quanto o chocolate é sinônimo de paixão, festividades, amizade, solidariedade, amor, enfim, bons momentos.

Chocolate é a versão cinematográfica do livro homônimo, escrito por Joanne Harris, em 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário