sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mel faz bem pra pele


Por Letícia Vieira

Estava eu navegando por esse nosso ciberespaço quando caí em uma página de curiosidades gastronômicas, e uma que me chamou atenção é essa que vou contar um pouquinho agora, sobre o Mel.

Você sabia que o mel pode durar praticamente para sempre, quando bem conservado? Nas câmaras subterrâneas do Egito antigo, onde eram deixados alimentos em homenagem aos mortos, foi encontrado mel ainda comestível!

Os povos da antiguidade usavam muito desse alimento como remédio e vários desenhos foram encontrados nas cavernas e em papiros antigos, com receitas para curas e conservação de alguns outros alimentos. Além disso, esses povos usavam o mel para buscar energia e beleza para a pele e cabelos. Sabe a Cleópatra? Ela era famosa por seus banhos de mel, bem como a esposa de Nero, que aplicava mel no rosto para sempre ter um aspecto jovial. Pois é minha gente, pode ser exagero, mas o mel tem sim propriedades antioxidantes que protegem a pele dos efeitos nocivos dos raios UV e ainda ajuda no seu rejuvenescimento.

Esse alimento docinho é constituído de cerca de 75%, por açúcares simples (glicose e frutose) e 20% de água. É também composto de minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros) e vitaminas do complexo B, vitamina A, C e E, além de substâncias nutritivas que agem como antibióticos naturais. Aqui no Brasil são consumidas 60 gramas por habitante no ano.

Nossa, depois dessa vou começar a consumir mais mel, tanto para o bem da saúde, quanto para o rejuvenescimento, afinal começamos a envelhecer aos 20 né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário