segunda-feira, 24 de maio de 2010

Minha Fruta Preferida é...

Por Letícia Mariane S. Paiva


Desde criança aprecio uma fruta não muito comum ao paladar infantil: kiwi. Sim, concordo que hoje esta fruta é bem mais conhecida, mas acredite, quando uma criança de 3 anos fala para seus coleguinhas de escola que sua fruta preferida é kiwi ela vai ser tratada, no mínimo, com uns olhares de incompreensão. Mas eu sempre amei kiwi e nem me importava em ser aquela que era diferente. Sempre levava kiwi e até suco de kiwi para a hora do recreio.


O kiwi é sim um fruto exótico, mas está a cada dia conquistando mais fãs brasileiros. E alguém tem ideia do motivo que esse fruto recebeu esse nome? Bom, a escolha se deve ao fato de apresentar semelhanças com a ave símbolo da Nova Zelândia em suas cores vivas e únicas e em seu aspecto.

Eu, particularmente, acho que o kiwi fica bem com todos os tipos de acompanhamentos. Com sucos, como sorvetes, em drinks, em caipirinhas, acompanhado de diversas frutas, como atração principal do Buffet e até mesmo em pratos salgados como o Escalope de Frango com Kiwi.

Aliás, a primeira vez que experimentei esse prato foi muito interessante. Sempre adorei arroz com frutas: manga, maça, abacaxi e lógico o kiwi. Mas esse prato me deixou com certo receio de experimentar. A combinação de kiwi, pimentão, pimenta me deixou com bastante duvidas. Mas como tudo vale à pena, nem que seja pela experiência, resolvi que não custava nada me desfazer desse preconceito e pedi o tal Escalope de Frango. Resultado? Amei e hoje com certeza encabeça a minha lista de preferências gastronômicas e indico com toda certeza.


A verdade é que o kiwi é um fruto único, delicioso, fica bem com tudo e é uma preciosidade nutricional. Vejam só: em um pequeno fruto oval, de aproximadamente 60 gramas, existem 1 g. de proteína, 15 g. de carboidratos, 1 g. de fibra, 17 g. de vitamina A, entre 80 e 300 mg de vitamina C, entre outros e apenas 46 calorias. Ou seja, não importa se você é criança, se está de regime, enfim, este fruto agrada todos os paladares e certamente faz bem a saúde.


Uma reportagem do programa Domingo Espetacular, exibido pela rede Record, mostra as vantagens nutricionais dessa fruta que sem dúvida alguma recomendo a todos. Apreciem!



E você? Qual é a sua fruta preferida? Porque você aprecia essa fruta?

Um comentário:

  1. Olha só que feio... Estudante de nutrição e nunca tinha parado pra pensar no kiwi, sempre quando pensava em frutas para alcançar as recomendações de vitamina C nos cardápios pensava em morango, laranja, limão, acerola, entre outras, mas não no kiwi! A partir de agora lembrarei deli! ;D

    Ai...Eu amo melãncia! Gosto pelo paladar mesmo, uma melância gelada e docinha, não há nada melhor! =)

    Beijão Lê
    sz

    ResponderExcluir