quarta-feira, 28 de abril de 2010

A primeira vez no japonês

Por Letícia Vieira

Bom caros leitores, já que minha amiga Julia Tatto escreveu sobre temakerias, nada mais justo do que eu contar minha primeira experiência com esse tipo de comida, que, cá entre nós, é bem exótica né?!

Como boa aluna e representante do curso de Comunicação, sempre gostei de fazer aquele social com os amigos, sair pra balada, pro rock, pro samba... E por que não também um restaurante japonês? Pois é... nosso amigo Lucas resolveu comemorar seu aniversário em um desses. Era o Matsuya . Apesar de sempre torcer o nariz quando me falavam em comida japonesa aceitei o convite e fui lá com a cara e a coragem de quem nunca tinha comido um peixe cru. Prevenida do jeito que sou jantei antes de sair de casa, é claro, e ahhh.. também coloquei meias novas... e se é um daqueles lugares que a gente tem que tirar os sapatos?

Bom, com tudo preparado (ou mais ou menos, já que aquilo ainda me dava embrulho no estômago), cheguei no restaurante com mais duas amigas. Elas não só já tinham experimentado, como também amavam aquilo que chamavam de sushi e sashimi. Eu, não me pergunte como, soube usar direitinho os hashis, aqueles palitinhos que eles usam como talher. Aliás, essa é uma pergunta que não saiu da minha cabeça: Por que usar esse método absurdamente difícil de pegar a comida, ao invés dos nossos tão práticos talheres ocidentais, mais conhecidos como garfo e faca? Mas tudo bem... se alguém souber a resposta me avise!

O restaurante era rodízio e não, não era daqueles que tinham que tirar os sapatos. Os garçons não paravam de servir a mesa com yakissoba, sushi, guioza, rolinhos primavera e aqueles barcos gigantes. Minha primeira vítima foi o rolinho primavera. Olhei pra ele, ele olhou e pra mim e pensei: tudo bem... esse é feito de vegetais e carne.. experimentei, e não é que gostei? Depois foi a vez da guioza e da yakissoba. Gostei desses também, mas confesso que fiquei apaixonada pelo rolinho primavera. Quanto ao salmão, apesar de todas as insistências, realmente não tive coragem de experimentar... isso era demais para a minha primeira vez!

Mas, apesar de todo o sufoco até dar a primeira mordida em quase tudo, acabei gostando daquilo que eu tinha um certo preconceito antes de ter experimentado, adorei a experiência e pretendo fazer isso com a comida árabe, alemã, francesa, italiana, chinesa, americana...

Vocês devem estar se perguntando sobre o aniversário que estava sendo comemorado, não é? Pois bem... foi ótimo, reuniu muito amigos e ainda fez com que eu experimentasse a tão falada culinária japonesa.



E a sua primeira vez, como foi?

4 comentários:

  1. Lê o japa é féra! Não acredito que vc nunca tinha ido, outro ia fui com a Claudia, a Marcella, a Karen o Juninho, mó galera, se soubesse tinha falado pra vc ir tbm, foi muito bom. Tem umas outras coisas que é bacana de comer e não é cru. Vamos marcar um?

    ResponderExcluir
  2. Confesso que tinha muito preconceito com comida japonesa tambem...Muito cru..muito mole...Mais Relamnete DELICIOSA....Hoje só de pensar me dá agua na boca...Alem, de ser super saudavel e leve, é uma comida muito saborosa qualquer hora do dia....

    ResponderExcluir
  3. Meninass!!
    Adorei o blog!!! E Le... comida japonesa é a melhoooor do mundoo!! hahahaha eu amo!!
    Beijoss

    entrem no nosso blog www.cha-de-calcinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lê não acredito que vc finalmente experimentou...
    É muito bom... adoro e vou sempre lá no Matsuya! Adoreiii o blog!!!

    ResponderExcluir