quinta-feira, 22 de abril de 2010

Um giro pelos sabores do mundo sem sair de São Paulo


Por Letícia Mariane S. Paiva

Eu vim morar em São Paulo aos 17 anos. Nasci e morei até então em São José dos Campos, cidade que fica cerca de uma hora e meia da capital paulista. Vinha sempre pra São Paulo, mas confesso que morar aqui me assustou no início. São José não é uma cidade pequena, apesar de ser interiorana ela é bem desenvolvida, mas nada que chegue nem perto de se comparar com São Paulo. Aqui é todo um mundo!

Estava pensando outro dia que podemos conhecer inúmeras culturas, de todo o mundo sem sair da cidade de São Paulo. E isso me fez pensar em como seriam os números da gastronomia paulistana. Então, resolvi pesquisar e saber mais sobre essa área que parece ser tão movimentada na cidade e, como resultado, obtive dados surpreendentes.

Eu não sabia, mas a cidade de São Paulo é reconhecida internacionalmente como uma das maiores capitais gastronômicas do mundo! A diversidade é tanta que se pode “viajar” pelos pratos típicos de todo o mundo sem sequer pensar em deixar a cidade. Pra se ter uma noção dessa diversidade gastronômica, se o paulistano fosse comer em um lugar diferente por dia, ele iria levar 34 anos e meio para conhecer todos os restaurantes da cidade.

Distribuídos pelos vários bairros da cidade estão 12,5 mil restaurantes e mais de 15 mil bares, de acordo com os dados da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo). E tem mais! Com tantos estabelecimentos, a cozinha paulistana funciona 24 horas por dia, sete dias por semana! E é servido de tudo, desde o mais tradicional “prato feito”, o famoso “PF”, até os pratos mais requintados da culinária internacional. Ou seja, o que não faltam são opções para todos os paladares e bolsos.

Mas existem aqueles que são unanimidade mesmo com essa apertada concorrência. Como exemplo, temos a pizza, que com o toque brasileiro ficou melhor que a italiana, os sushis e sashimis que não devem nada aos dos restaurantes japoneses, o churrasco de rodízio, que deixa o argentino “no chinelo”, e os pães, portugueses, italianos, franceses, caseiros... que sempre estão entre os preferidos dos moradores dessa capital gastronômica.

Mas, como São Paulo é uma cidade gigantesca, com mais de 10 milhões de moradores, a demanda por comida é forte. E de novo esses espaços gourmet não deixam nada a desejar. São produzidos por minuto na cidade, 7.200 pãezinhos, 720 pizzas e 258 sushis, isso todos os dias da semana!

Enfim, nesses dois anos e meio que estou aqui na cidade já pude notar que, nesse ritmo de correria típico do paulistano, encontramos todos os sabores do mundo sendo produzidos em São Paulo. Confesso que não fui nem a 1% dos restaurantes, bares, padarias e cafés da cidade, mas os que visitei, os que vi apenas por passar por perto e, dos que tive noticias, pude perceber que esta cidade é acolhedora em muitos sentidos, principalmente no gastronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário