quarta-feira, 28 de abril de 2010

Julie & Julia: a vida e a gastronomia

Por Letícia Mariane S. Paiva



Hoje vou falar de cinema. Um tema que adoro e adicionando o tema de gastronomia como o ingrediente chave, aí sim a mistura tem tudo pra dar certo. E é exatamente isso que temos em Julie & Julia. A mistura de culinária, paixões e emoções só podia mesmo resultar nesse sucesso.


O longa foi dirigido por Nora Ephron, e inspirado no livro homônimo de Julie Powell. O enredo narra a historia de Julia (Meryl Streep), que ao desembarcar em Rouen, com destino a Paris, no final dos anos 40, tem sua primeira refeição em solo francês: um linguado tão espetacularmente bem preparado, tão cheio de manteiga, que quase a levou às lágrimas.

Do outro lado do Atlântico, décadas depois, Julie Powell (Amy Adams) tem um emprego monótono, um marido carinhoso (Chris Messina) e uma vida tão sem sobressaltos que chega a ser exasperante. Profundamente entediada e desesperada para fazer algo diferente ela cria um blog batizado de Julie/Julia Project - na vida real, inaugurado em 2003.

Para levar a cabo o projeto, ela se dispôs a preparar as 524 receitas de Mastering the Art of French Cooking, a bíblia da comida francesa traduzida às donas de casa americanas por Julia Child, e registrar no blog suas impressões.


Escrito e dirigido por Nora Ephron, uma das grandes sacadas do filme é justamente entrelaçar a história de Julia e Julie, apesar do tempo que as separa na realidade. A parte de Julia foi inspirada no livro de memórias My Life in France; a de Julie no livro Julie & Julia que começou como o blog citado aí em cima, em que a autora narra parte de sua vida, as delícias e os fracassos de tentar reproduzir alguns clássicos da gastronomia francesa, das receitas mais simples às mais trabalhosas, numa cozinha minúscula no Brooklyn.

O filme intercala a vida de Julia na França e a descoberta do que ela realmente gostava de fazer na vida, comer e cozinhar, com os percalços iniciais até chegar ao sucesso do blog de Julie nos Estados Unidos.


Bem resolvido e bastante divertido, Julie & Julia misturam tudo que uma boa narrativa deve ter: enredo envolvente, personagens complexos e envolventes e principalmente um toque de culinária. Então bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário