sábado, 3 de abril de 2010

A culinária durante a Páscoa


Páscoa e culinária são duas palavras que, juntas, lembram chocolate. Mas além desse ingrediente especial dessa época do ano, a gastronomia da Páscoa também se remete à antiga tradição religiosa de que não se pode comer carne vermelha.

Os religiosos não comem carne nesse dia, pois a sexta-feira da paixão ou sexta-feira santa, celebra o dia da morte de Jesus Cristo. Então, em respeito a essa data, evita-se comer a carne vermelha. Em substituição a ela, muitas pessoas comem peixes e frutos do mar.

Devido à diversidade cultural no Brasil e em suas regiões, cada local tem sua tradição na época da Páscoa. No Norte e Centro-Oeste predominam os peixes de água doce, no Nordeste, principalmente na Bahia, usa-se muito azeite de dendê, leite de coco e pimenta, por conta das tradições africanas bem marcadas na região. Já no Sudeste, predomina-se a culinária portuguesa com seu típico bacalhau, e na região Sul, a proximidade com os argentinos e uruguaios fazem com que sua culinária seja muito parecida com a desses povos.

Mas, independente da região, todos mantêm o costume de presentear outras pessoas com ovos de Páscoa. Essa tradição também nasceu na Igreja, que instituiu o ovo como símbolo oficial da data religiosa. Ovo porque esse alimento representa nova vida, assim como a ressurreição de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário