terça-feira, 16 de março de 2010

Culinária Típica

Uma opção deliciosa de conhecer a história do nosso país, a expressão do nosso Povo.
Por Julia Tatto


A cultura de um povo é o reflexo de seus hábitos, estes que são transpassados de geração em geração, e uns dos aspectos mais admiráveis de uma cultura é a sua culinária. Segundo a historiadora Maria L. Leal “cozinhar é uma ação cultural que nos liga ao que fomos, somos e seremos e, também, com o que produzimos, cremos, projetamos e sonhamos”. A culinária de um povo deve ser respeitada e preservada, e mais do que isso ela deve ser valorizada.

Com o crescimento acelerado da cidade, e a falta de tempo dos consumidores, os restaurantes Fast Food cresceram abundantemente desde 1950, quando a primeira rede se instalou no rio de Janeiro. Além disso, os restaurantes Fast Food apresentam um preço normalmente mais acessível à população.Redes do mundo todo tem se instalado no Brasil cada vez com mais freqüência, só na Rua Maria Antonia, ao lado do Mackenzie em São Paulo, é possível encontrar redes de Fast Food japonesa, mexicana, americana e italiana.

Porém, mesmo sendo minoria, muitos restaurantes em São Paulo ainda se empenham em depositar em seus pratos um pouco de cultura regional, de historia. Utilizam receitas que aprenderam com seus avós, temperos típicos, e ambientes que remetem à cidade que de que vieram. A culinária de um povo é o patrimônio imaterial dele, que vale muito a pena conhecer.




Abaixo restaurantes típicos que fazem sucesso na cidade:

Restaurante Baiano - Feijão de Corda

Em 20 endereços por toda São Paulo o restaurante típico nordestino, funciona à la carte, e inclui no menu buchada (c/ arroz, feijão de corda e pirão), carne de sol na manteiga com mandioca, cabrito, mocotó com fava, entre outros. O menu conta também com uma vasta opção de sucos com frutas tropicais (graviola, cajá, caju, manga), e aperitivos, como licor de jenipapo e pequ. Na parte de sobremesas, há delícias como caju em calda, doce de abóbora e mamão com coco e muito mais. A música é ambiente e o lugar tranquilo e agradável.
Quem adora o tempero baiano não pode deixar de visitar!
http://www.feijaodecordarestaurante.com.br/

Restaurante Mineiro – Dona Lucinha

Idealizado pela própria Lucinha o restaurante típico Mineiro faz sucesso por muitos motivos, começando pelo local, a casa possui uma arquitetura que faz lembrar as fazendas do período colonial, 70% dos ingredientes utilizados no restaurante são trazidos da fazenda da família em Minas, uma imensa variedade de comidas típicas e doces e para finalizar mais de 60 tipos de Cachaça.

Quem quiser sentir o verdadeiro sabor da Roça, não pode deixar de ir.
www.donalucinha.com.br

Cozinha Típica Capixaba - Badejo

Regado a peixes e Frutos do Mar, trazidos direto do Espírito Santo, o restaurante presa pela referencia à cultura local. Com decoração simples, e panela de barro, que leva a comida á mesa, o restaurante é conhecido pela maravilhosa Moqueca.

www.restaurantebadejo.com.br


Restaurante Tordesilhas - Cozinha Brasileira

A chef consagrada Mara Salles consegue transpor em seus pratos tudo de melhor que o Brasil oferece, anos de pesquisa pela culinária regional brasileira consagraram o Restaurante Tordesilhas um dos mais famosos e respeitados em São Paulo, da cozinha local. Se for, não deixe de experimentar o prato tradicional de Belém do Pará, Pato no Tucupi, feito com o líquido extraído da mandioca, que forma o molho deste prato e o Jambu, uma verdura que adormece a língua. E não se esqueça de experimentar as cachaças típicas, é claro.
www.tordesilhas.com

Um comentário: