quinta-feira, 18 de março de 2010

Gastronomia como atração turística, motivo de intercâmbio cultural

Por Letícia Vieira

Gastronomia e turismo andam lado a lado. Um complementa o outro em uma harmonia cultural que consegue satisfazer e saciar as vontades de experimentar, tanto a culinária típica, quanto os hábitos e características de quem a prepara.

É assim, nesse intercâmbio cultural, que esses sabores típicos de cada região, país ou povo local, são experimentados pelas mais diversas pessoas, raças, povos... Mas por quê?

Porque o ser humano tem vontade de saborear outra cultura, experimentar outro tempero. Os hábitos alimentares, nos primórdios de sua vida, evoluíram e se modificaram de acordo com a sua própria evolução e com o ambiente que habitava. Esses hábitos, então, foram se modificando cada vez mais até transformar a gastronomia em um elemento simbólico, e não mais apenas uma questão de sobrevivência. Elemento simbólico, pois cada povo tem sua maneira de fazer a gastronomia, tem seu ritual.

Desse modo, pode-se perceber a importância que tem o ritual gastronômico para as pessoas: novas descobertas são vividas, novos sabores são experimentados e novas culturas são adquiridas. Não se pode negar que, com a globalização, ficou muito mais fácil provar os gostinhos típicos de outros lugares do mundo, pois tudo pode ser facilmente encontrado nas prateleiras de importados dos mercados. Mas comprar um produto e experimentá-lo no mesmo ambiente que já habita e com os mesmos costumes não gera novas descobertas, e é por isso que o turismo gastronômico vem a propor essa mudança na rotina. Isso pode acontecer através de festas típicas, como a Oktoberfest, onde as pessoas podem saborear comidas, músicas, vestimentas e costumes alemães, ou através de um giro pelo gourmet global. Como exemplos, pode-se citar o Chile, com suas vinícolas, a França, com sua alta gastronomia, ou os países do Oriente, com a sua culinária mais exótica.

Independente dos sabores, temperos e rituais usados na culinária de cada região, todos têm a capacidade de apreciar essa interação e integração de culturas diferentes que o turismo gastronômico proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário