domingo, 28 de março de 2010

Veganismo X Vegetarianismo

Por Julia Tatto

A dieta Vegana e Vegetariana para algumas pessoas são sinônimos de alface, porem nem todas as dietas são iguais, nem são feitas só de alface e cebola, elas podem ser ricas de proteínas e vitaminas alem de ser muito saborosa.

Para aqueles que ainda não conhecem a dieta vale a pena conhecer um restaurante vegano ou vegetariano, e dessa forma descobrir que pera se comer bem não é necessario sacrificar um animal, ou mesmo o meio ambiente.


Vegetarianismo


É um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, frango e outras aves, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.

Muitos motivos levam uma pessoa a seguir essa dieta, alem do respeito aos direitos dos animais. Um dos motivos é a preocupação com o impacto ambiental provocado pela produção dos alimentos e transportamento deles. A idéia é se alimentar de produtos como frutas e cereais, que exigem menos matérias-primas para serem produzidas, por exemplo. Outro motivo é o fator da saúde, como mostra esses estudos científicos promovidos pela ADA (American Dietetic Association) e nutricionistas do Canadá, no ano de 2003.





Atualmente muitos restaurantes tem se especializado na dieta vegetariana, são mais de 50 só em São Paulo, e muitos deles estão catalogados neste site de restaurantes veganos.


Veganismo

São pessoas que não consomem nenhum produto que tenha origem animal, ou tenha sido testado em animais, como alguns cosméticos e produtos de limpeza, também boicotam produtos que incluam algum tipo de exploração animal ou processos de manufactura.

Ser vegano é muito mais que apenas seguir uma dieta alimentar, é uma filosofia de vida baseada no direito dos animais, onde cada animal é tratado como dono de sua própria vida, portanto não deve ser explorado.

Na sua dieta alimentar os veganos excluem carnes, gelatina, lacticínios, ovos e mel. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.

Restaurantes Veganos

Vegacy

O Vegacy é aquela opção boa e barata, seu preço que varia de R$ 14,00 e R$ 15,00 agrada aos estudantes, moradores e trabalhadores da região que costumam almoçar lá. Conhecido também pela área da lanchonete, o restaurante, agora ampliado, apresenta diferentes tipos de pizzas, hambúrgueres, doces e tem até açaí.


Rua Augusta, 2061
Tel: 3062-9989
Segunda a Sábado das 11h às 21h30



Vegethus

É o restaurante vegano mais antigo da cidade, possui três filiais e uma delas, a da Consolação, oferece uma cafeteria vegana, com forno à lenha e eventos noturnos acontecendo em todos os finais de semana. Seu cardápio é diferente a cada dia, e conta com pratos conhecidos, porem vegetarianos, como a feijoada, comida árabe, e um pão de queijo, sem queijo.


Para quem se interessar no assunto

Vale a pena assistir o documentario “A Carne é Fraca” feito pelo instituto Nina Rosa, que retrata o malefício da indústria animal sobre o planeta, o meio ambiente, e os próprios animais. O documentário contem cenas fortíssimas, e com certeza já fez muita gente mudar de idéia quanto aos seus hábitos alimentares e estilo de vida. VALE A PENA ASSISTIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário