segunda-feira, 29 de março de 2010

Os chás da Camellia Sinensis

Por Letícia Mariane S. Paiva




Chá verde, chá preto, chá branco, chá vermelho... Enfim, eles surgem em diversas cores e estão cada vez mais incorporados ao cotidiano do brasileiro. Na verdade esses chás são derivados da Camellia sinensis, uma erva de conhecimento milenar dos orientais.

Apesar de serem extraídos desta mesma erva eles possuem algumas diferenças. O chá branco, por exemplo, é colhido apenas uma vez ao ano e deriva de folhas novas e botões. Apresenta-se com sabor mais doce e suave que o chá verde e o chá preto. O chá vermelho é fermentado e envelhecido (pode ter mais de 50 anos, apesar de atualmente existir métodos para acelerar esse envelhecimento). Mas apesar dessas diferenças seus benefícios são bastante parecidos.

Esses chás costumam ser famosos por seu efeito emagrecedor. De acordo com especialistas eles aceleram o metabolismo e por isso facilitam a digestão, queima gordura, possuem altas concentrações de antioxidantes, previnem doenças do coração por reforçar as artérias, combate os radicais livres, diminuem as taxas de colesterol ruim, bloqueiam o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos entre inúmeros benefícios.

Devido a estes motivos eles viraram a “moda” da atualidade. O chá verde já era conhecido por seus efeitos para a boa forma e, agora ele vem acompanhado de outros como o chá branco e o vermelho que se apresentam como opções de variedade para os que desejam emagrecer e ter uma vida mais saudável.

Esses chás apresentam benefícios como propriedades antioxidantes, diuréticas, anticancerígenas (inibem o crescimento de tumor, segundo alguns estudos), emagrecedoras e purificadoras.

O chá vermelho é conhecido como devorador de gorduras, acelera o metabolismo do fígado, favorece a redução do colesterol que faz mal à saúde, é desintoxicante, antidepressivo e facilita a digestão, além de inibir o apetite. Mas para um resultado notório é necessário que ele esteja acompanhado de uma alimentação balanceada e exercícios físicos.

O chá branco é extraído das folhas jovens e dos brotos da Camellia Sinensis, possui sabor adocicado e assim como o chá vermelho acelera o metabolismo, queima e ajuda a eliminar a gordura, e neutraliza os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

O chá verde, considerado o "verdadeiro" chá, além de todos os benefícios já apresentados também ajuda a prevenir o câncer, graças a uma enzima que evita que as células se tornem tumorais; estimula o metabolismo; acalma as dores de cabeça; ajuda a controlar o colesterol e limita o risco de infarto; previne o aparecimento de cáries e fortalece os ossos, pelo seu conteúdo em flúor.

Por fim o mais tradicional, o chá preto é o que possui maior teor de cafeína, mas sua quantidade ainda é menor que a do café. A bebida tem sabor mais encorpado que as demais e possui tom marrom avermelhado. Ele auxilia na concentração e é vasodilatador, também atenua os perigos de alimentos gordurosos, fazendo com que sigam com mais facilidade para o fígado, que é onde serão destruídas.

Enfim, esses novos ‘artistas’ do cardápio do brasileiro têm tudo para trazer inúmeros benefícios para a saúde de todos e, se acompanhado de uma alimentação saudável e exercícios regulares eles podem sim ser um excelente auxílio para a conquista da tão desejada boa forma.
Leia sobre a história do chá, essa bebida milenar em: http://msn.bolsademulher.com/corpo/a_historia_do_cha-52532-1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário