terça-feira, 30 de março de 2010

Orgânicos: Uma alimentação natural e rica em nutrientes


Por Leticia Mariane S. Paiva


Nossa saúde depende diretamente da nossa alimentação por isso, estar atento ao que consumimos diariamente é imprescindível. Uma dieta rica em verduras, legumes e frutas é quase uma garantia de uma boa qualidade de vida. Mas nessa era do agrotóxico fica a duvida: será que esses alimentos trarão benefícios para a minha saúde ou será que a quantidade de produtos químicos que contém neles me fará mais mal que bem?

Para garantir que a alimentação balanceada e rica em legumes e verduras traga apenas benefícios para a saúde de quem as consomem os orgânicos estão com toda a força. Na verdade, eles sempre estiveram presentes nas mesas em todas as refeições, mas com a correria que a vida moderna impôs, esses hábitos acabaram se perdendo e a alimentação natural e balanceada deu lugar ao industrializado.

Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem fertilizantes químicos ou agrotóxicos. Orgânicos dizem respeito à qualidade do processamento do alimento, incluindo a qualidade do solo onde ele é plantado. São alimentos obtidos de maneira simples, pelas ações da própria natureza.

A grande vantagem de se consumir alimentos orgânicos é que eles são mais enriquecidos de nutrientes e vitaminas. O nome orgânico é explicado por essa ideia: eles são cultivados em solos férteis, livres de agrotóxicos e devido a isso interagem e são muito melhor absorvidos pelo nosso organismo.

Quando falamos em alimentos orgânicos logo pensamos em legumes, verduras e frutas, mas eles também podem ser carnes e laticínios. Ai a diferença se define pela maneira como o animal é criado: rações mais naturais, não confinamentos, tratamentos homeopáticos entre outros cuidados que evitem o contato do animal como substancias químicas e tóxicas.

A alimentação orgânica propicia a limpeza do organismo, e essa desintoxicação acarreta em melhorias na saúde como, por exemplo, por problemas gastrointestinais, mais comuns causados pelas químicas e outras substâncias artificiais contidas nos alimentos normais. Os males causados pela alimentação artificial fazem com que muitos mudem sua forma de pensar sua alimentação. Hoje no Brasil já observamos esses alimentos naturais disponíveis em supermercados, feiras e até em shoppings.

A Bio Gourmet, especializada na produção e venda deste tipo de alimentos é um exemplo, ela mantém um quiosque no Shopping Nações Unidas, região Sul de São Paulo, onde oferece também, lanches e pratos quentes preparados com orgânicos comercializados pela própria marca.

A empresa também investe na contratação de funcionários com formação em nutrição, estudantes e profissionais, para que o atendimento ao consumidor seja o mais completo possível e que seja incentivado ainda mais o consumo destes alimentos.Os produtos que são vendidos no quiosque vêm em sua maioria da Fazenda Tamanduá, que há mais de 10 anos atua com agricultura e pecuária orgânica. Mas existem muitas opções de lugares que estão investindo nesta alimentação orgânica, é só procurar. A alimentação saudável conta agora com mais uma ajuda.

Um comentário: